Subscrição de CoffeeLetters
Aprenda sobre os conceitos-chave que envolvem o café verde: produção, processamento, classificação, transporte, armazenamento, chegada no destino, bem como contratos de café e gestão do portfólio.



Nível Básico
Este é um curso introdutório que cobre os principais conceitos em torno do café verde, do crescimento da planta, através do processamento, expedição e armazenagem até à chegada à torrefacção. Este curso é ideal para pessoas novas na indústria do café ou para as que procuram adquirir uma visão sobre o amplo assunto que é o café verde. Inclui uma introdução às provas de café e à classificação de café.


O curso fornece as informações-chave para que o formando seja capaz de se submeter à Certificação no módulo Café Verde Nível Básico, que consiste em um exame teórico/online (pontuação mínima exigida para aprovação: 60%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 5 pontos para o SCA Coffee Skills Diploma.


O curso dura um dia e meio.
Nível Intermédio
O curso intermédio aborda o café verde num nível mais profundo e constrói as competências profissionais de base necessárias para aquelas pessoas que trabalham com o café verde numa base diária. O módulo divide-se em três áreas:


I. PRINCÍPIOS DO CRESCIMENTO E PROCESSAMENTO DO CAFÉ
São exploradas as principais diferenças na botânica das espécies de Café, e como isso leva a diferenças nas zonas de crescimento e nos sistemas de cultivo por tipo de planta. Variações nas práticas agrícolas encontradas nos países produtores, incluindo métodos de sombreamento, fertilização e gestão de pragas, também serão cobertos. É dada uma explicação sobre as diferenças nas técnicas de processamento para a produção de café de qualidade especial, juntamente com uma visão sobre como essas técnicas alteram o perfil de taça do café.


II. INTRODUÇÃO Á CLASSIFICAÇÃO DE CAFÉ VERDE
Começa com uma visão geral dos diferentes tipos de defeitos que podem ocorrer no café verde e as causas prováveis ​​dos mesmos. Em seguida, aprende-se como examinar fisicamente as amostras de café verde, identificar defeitos físicos e usar equipamentos essenciais necessários para a avaliação eficaz da qualidade do café verde.


III. CONTRATOS DE CAFÉ E GESTÃO DE CARTEIRAS DE CAFÉ
Central para muitos trabalhos em café é o planeamento e gestão de stocks de café verde. Num nível intermédio são explorados os princípios básicos do mercado que estão envolvidos em mudanças de preço de todos os sectores do café. Adicionalmente à estrutura dos mercados, este módulo também mostra como criar contratos de café verde com fornecedores e clientes.
A navegação na cadeia de abastecimento é introduzida no nível intermédio e o formando verá como aplicar o seu conhecimento da sazonalidade no cultivo de café, juntamente com conhecimento do transporte e armazenamento, para garantir a stockagem de acordo com padrões. Diferenças de qualidade como resultado de variações da cadeia de fornecimento, necessidades legislativas básicas para aquisição e a compreensão de diferentes sistemas de certificação no mundo do café, completam o nível intermédio.


O curso fornece as informações-chave para que o formando seja capaz de se submeter à Certificação no módulo Café Verde Nível Intermédio, que consiste em um exame prático e em um exame teórico/online (pontuação mínima exigida para aprovação: 70%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 10 pontos para o SCA Coffee Skills Diploma.


O curso dura três dias.
Nível Profissional
Este curso é desenvolvido com base nos conhecimentos adquiridos no curso Café Verde Nível Intermédio e prepara o estudante para actividades laborais de gestão encontradas nas profissões assentes no café verde. É também expectável a integração do conhecimento em café verde com outros dos módulos do CSP, incluindo análise sensorial e torra. Especificamente os estudantes serão avaliados nas suas aptidões em:

  • Identificar os aspectos principais da botânica do café e da gestão agrícola
  • Compreender em detalhe os diferentes estágios do processamento dos cafés especiais em toda a gama de metodologias encontradas nos países produtores
  • Demonstrar a capacidade de identificar uma série de defeitos em taça encontrados globalmente em café
  • Demonstrar como analisar amostras de café verde e torrado em termos de qualidade e defeitos
  • Compreender como construir e gerir carteiras de café verde em termos de volume, custo e tempo com referência ao preço de mercado de café em mudança
  • Compreender os critérios que formam o custo de produção de café verde e como aplicar isso para contratar negociação
  • Demonstrar como identificar cafés com base em parâmetros de qualidade e volume para atender às necessidades do cliente
  • Entender como avaliar fornecedores pela sua capacidade em cumprir os critérios descritos nos sistemas de acreditação de terceiros


  • É recomendado que os estudantes estejam a trabalhar no mínimo à dois anos, e idealmente à volta de três a cinco anos, num trabalho com contacto com o café verde antes de realizarem este módulo. Pré-requisitos para este módulo do CSP são:

  • Café Verde Básico (apenas recomendado)
  • Competências Sensoriais Básico (apenas recomendado)
  • Café Verde Intermédio é obrigatório
  • Competências Sensoriais Intermédio é fortemente recomendado
  • Torra Básico (apenas recomendado)


  • O curso fornece as informações-chave para que o formando seja capaz de se submeter à Certificação no módulo Café Verde Nível Profissional, que consiste em um exame prático e em um exame teórico/online (pontuação mínima exigida para aprovação: 80%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 25 pontos para o SCA Coffee Skills Diploma.


    O curso dura quatro dias.