Subscrição de CoffeeLetters
Aprenda sobre a variedade de métodos para preparar café e as variáveis do brewing que afectam a qualidade. O módulo Brewing fornece aprendizagem prática em perfis de moagem, métodos de brewing, medição da força do café e grafismo da extração de um café.



Nível Básico
Este módulo apresenta ao principiante uma série de diferentes maneiras para extrair e desfrutar do seu café.
Depois de um pouco de teoria sobre as sete chaves essenciais para a extracção de café, deita-se as mãos numa variedade de diferentes equipamentos de extracção de café para testar a sua habilidade e provar excelentes cafés. Serão demonstrados os procedimentos corretos para tirar o melhor proveito dos diferentes equipamentos de extracção de café, desde o Filtro, Pour Over, Aeropress, Chemex e Sifão.


O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação em Brewing Básico, que consiste em um exame prático e em um exame escrito (pontuação mínima exigida para aprovação: 60%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 5 pontos para o SCA Coffee Skills Diploma.


O curso dura um dia e meio.
Nível Intermédio
Este curso é projetado para ensiná-lo a preparar o melhor café possível, através de uma variedade de métodos de extração. Irá adquirir conhecimentos sobre como entender o impacto que o seu moinho tem na qualidade da sua chávena e saborear as diferenças entre vários perfis de moagem. Este curso é muito prático, irá ensiná-lo a analisar o seu perfil de moagem e como combinar a sua moagem para o seu método de brewing para conseguir a melhor chávena possível. Também, pela compreensão dos elementos essenciais da extracção do café, irá aprender a sua influência individual na chávena.
No final do curso, terá aprendido como medir cientificamente a força do café e traçar a extração de um café. Aprenda a analisar tanto café de filtro como café expresso, e solucione os problemas da bebida para servir, uma chávena bem equilibrada e correctamente extraída. Usando um refractómetro digital para medir cada chávena, cada participante aprende como usar o equipamento para calcular de forma correcta e quantificar cientificamente a extracção do café e compará-lo contra o seu sabor.
Recomenda-se alguma experiência de trabalho neste campo antes de tentar este nível ou certificar-se com sucesso em Brewing Básico.


O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação em Brewing Intermédio, que consiste em um exame prático e em um exame escrito (pontuação mínima exigida para aprovação: 70%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 10 pontos para o SCA Coffee Skills Diploma.


O curso dura dois dias.
Nível Profissional
Tendo aprendido a traçar o seu café no Nível Intermédio, o Nível Profissional dá-lhe uso para investigar e compreender cientificamente uma gama de factores de brewing. O curso terá em atenção aspectos, tais como:

  • Quantificar o desvio e investigar o efeito no sabor
  • Investigar o efeito do tamanho das partículas moídas
  • Compreender como quantificar o espresso e a extracção dentro de um percentual de extracção dado
  • Aprender como influenciar os parâmetros de extracção para atingir alvos de extracção precisos
  • Aprender como influenciar os parâmetros de extracção para atingir alvos de força precisos
  • Entender o efeito de diferentes temperaturas na preparação do café
  • Compreender a acidez no seu café em diferentes pontos do processo de extracção
  • Investigar como diferentes qualidades de água tem um efeito sobre a extracção e sabor do café
  • Compreender como métodos diferentes para a realização de café afectam a qualidade e sabor do café extraído
  • Compreender como diferentes graus de torra afectam o processo de extracção


  • É recomendável que tenha experiência razoável de trabalho nesta área antes de tentar este nível. Os pré-requisitos para este módulo do CSP são:

  • Brewing Intermédio (obrigatório)
  • Introdução ao Café (apenas recomendado)
  • Competências de Barista Básico (apenas recomendado)


  • O curso fornece as informações-chave para que seja capaz de se submeter à certificação no módulo Brewing Profissional, que consiste em um exame prático e em um exame escrito (pontuação mínima exigida para aprovação: 80%). Aos estudantes bem sucedidos serão atribuídos 25 pontos para o SCA Coffee Skills Diploma.


    O curso dura três dias.